Crematório São Paulo (11)3090-3980

Crematório São Paulo
Infelizmente, temos uma grande dificuldade de encontrar crematório São Paulo, pois as opções não são amplas como as de cemitérios.
Isso acontece porque, infelizmente, muitos cemitérios ainda não se modernizaram para este procedimento que é a opção ideal para o futuro.
A cremação era considerada como tabu em nossa sociedade, apesar de ser uma prática milenar, contudo, nos últimos anos a procura tem crescido muito! 
Pensar em qual procedimento será a melhor despedida ou a menos dolorosa para uma pessoa amada, ou até mesmo a nossa, é algo que sempre queremos fugir. E, pensando no futuro e em uma despedida menos traumática para os familiares, a cremação pode ser uma ótima alternativa.
Por isso, descubra quais são os principais crematórios na cidade e conheça a infraestrutura de cada um.
 
Crematório Vila Alpina 

mais tradicional da capital paulista é o Crematório Vila Alpina, o primeiro crematório do país e que está entre os maiores da América Latina. 

Situado na zona Leste e administrado pela Prefeitura de São Paulo, o local também é conhecido como crematório Municipal de São Paulo Dr. Jayme Augusto Lopes.
Referência no país, o Crematório Vila Alpina realiza cerca de 25 cerimônias por dia e conta com três câmaras frias para conservação dos corpos, dois fornos crematórios e uma sala ecumênica para homenagens.
Como nesse crematório não há salas para velórios, o indicado é que os velórios aconteçam em cemitérios próximos, como o cemitério da Quarta Parada e o Cemitério Vila Alpina, e depois o corpo pode ser deslocado para a cerimônia no crematório.
A cerimônia no Crematório Vila Alpina acontece na sala principal que possui um formato esférico e dura de 15 a 30 minutos. Ela é realizada com fundo musical que é escolhida pela família e amigos para prestam suas últimas homenagens. 

 

Memorial Parque Paulista

 

O cemitério-parque Memorial Parque Paulista fica situado em Embu das Artes e também abriga um crematório que possui instalações modernas e é um dos crematórios privados mais lindos da capital. 
Com um ambiente calmo em meio à natureza, o Memorial Parque Paulista é outra opção de crematório proporciona uma estrutura moderna e contemporânea, com áreas arborizadas e espaços belíssimos.
De fácil acesso pelo Rodoanel, o Memorial Parque Paulista possui salas para velórios, capela ecumênica, sala de repouso e serviço de entrega das cinzas.
Além disso, o local também disponibiliza salas VIPs para que as despedidas sejam um momento de luto em família, com mais conforto e privacidade.

 

Crematório Horto da Paz

 

Considerado um dos mais modernos de São Paulo, o Cemitério e Crematório Horto da Paz está localizado em um local arborizado em Itapecerica da Serra.
O Cemitério Horto da Paz foi construído com o conceito jardim em uma área preservada da Mata Atlântica e abriga um crematório próprio.

 

Com instalações ecológicas e projetadas para transmitir calma, o local abriga um salão de cerimônias para mais de 230 pessoas, velórios e cerimônias com música ambiente e ao vivo.
Além disso, o Cemitério e Crematório Horto da Paz dispõe de lanchonete, floricultura, amplo estacionamento e um heliponto.

 

Crematório Primaveras

 

O Crematório Primaveras é o primeiro particular da Grande São Paulo e oferece uma infraestrutura moderna. 
Muito conhecido como Crematório de Guarulhos, o local fica situado na zona Norte, no bairro Taboão, próximo ao Aeroporto de Guarulhos. 
Projetado para proporcionar mais tranquilidade aos familiares e amigos, o crematório conta com antessala que possui sofás, poltronas e uma minicopa com serviço de buffet.
Já a sala para cerimônia, possui 70 poltronas e adaptação para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, tudo nela foi pensado para trazer uma experiência diferente com um maior sentimento de acolhimento e paz. 
Por fim, o grande diferencial é que este é o único crematório do mundo onde, durante a cerimônia, a urna é elevada ao invés de descer. 
Gostou? Como vemos, podemos encontrar incríveis opções de crematórios em São Paulo para garantir uma última homenagem honrosa para o nosso ente querido. 
E, pensando em você, a Funeral Santana conta com uma equipe capacitada e pronta para te ajudar neste momento a fazer suas melhores escolhas.   

 

Entre em contato conosco, conheça os nossos planos e serviços e deixe que a Funeral Santana cuide da sua família e dê toda a assistência necessária neste momento de despedida. 

 

 

A Cremação é um procedimento onde o corpo de uma pessoa falecida é submetida a uma temperatura entre 1000 a 2000 graus em torno de um forno dentro de uma Crematório em São Paulo 24 horas especializado.

O processo só pode ser feito depois de 24 horas após o falecimento, da mesma forma em que ocorre o sepultamento. A queima do corpo demora em torno de 2 a 3 horas dependendo de cada pessoa e também da urna onde ela está acomodada.

Depois da finalização, restam cinzas e alguns fragmentos de ossos que são triturados no próprio Crematório em São Paulo, esses são os resíduos que são dados a família em uma pequena caixa.

Como funciona o Crematório São Paulo?

O procedimento em si do Crematório São Paulo vai depender de cada estabelecimento, mas no geral, tem uma sala que eles chamam de " salão de homenagens" onde os amigos e familiares ficam sentados. Bem ao centro, tem uma espécie de elevador que traz a urna com a pessoa falecida.

 

A homenagem no Crematório São Paulo dura entre 20 a 40 minutos e tem hora marcada, nesse momento, são ditas algumas palavras e podem ser tocadas até 3 músicas preferidas do falecido como homenagem.

 

Em seguida, a urna desce e vai para uma câmera frigorífica, onde o corpo vai aguardar 24 horas para ser cremado conforme a lei. Em alguns casos, o Crematório São Paulo precisa aguardar 72 horas ou até 10 dias conforme religião ou outras questões que podem aparecer.

Depois que o tempo recomendado passou, a urna entra em uma fila de outros caixões que irão para os fornos com cerca de 4 metros de altura onde o corpo é incinerado.

Depois disso, o Crematório São Paulo dá os restos mortais reduzido a cinzas para os familiares, cujo eles podem ser levados e lançados conforme vontade do falecido.

O velório da cremação é diferente do sepultamento?

Na realidade, o velório é uma cerimônia de homenagem que a família realiza ao falecido, independente se ele será sepultado ou cremado.

 

Portanto, o velório pode acontecer normalmente em outro lugar, depois o corpo e os demais presentes se encaminham ao Crematório São Paulo, da mesma forma que eles iriam ao cemitério caso fosse sepultado.

 

No entanto, o Crematório São Paulo geralmente oferece mais conforto para a família e amigos, eles ficam acomodados em um auditório onde uma rápida homenagem acontece ao ente querido.

 

Essa homenagem pode ser uma vídeo sobre a vida da pessoa que é projetada nos telões e a elevação e abaixamento da urna simbolizando o sepultamento. O Crematório São Paulo juntamente com a agência funerária organizam todo a cerimônia.

 

No exato momento da cremação, o Crematório São Paulo avisa os familiares e os convida para comparecer ao local, desse modo, eles já poderão levar as cinzas.

Qual é o procedimento para ser cremada?

Caso a pessoa não deixou essa vontade registrada em cartório, então, um parente de primeiro grau ou da linha sucessória precisa autorizar juntamente com 2 testemunhas todo o processo no Crematório São Paulo.

 

Agora, se a pessoa não tiver nenhum parente direto, é necessário apresentar no Crematório São Paulo os seguintes documentos: Certidão de óbito, CPF e RG e cópia da certidão de nascimento ou casamento do falecido, declaração de um delegado informando que não se opõe e no caso de mortes violentas, é necessário um boletim de ocorrência.

 

A morte por causas naturais exige a apresentação de uma atestado de óbito de dois médicos, formulário preenchido pelos familiares, CPF e RG e cópia da certidão de nascimento ou casamento do falecido.

 

A burocracia do Crematório São Paulo é maior, pois como o procedimento de incineração elimina os restos mortais da pessoa falecida, posteriormente não é possível conseguir nenhum DNA ou qualquer informações em caso de investigação através das cinzas.

 

Saiba mais sobre Crematório São Paulo

© Copyright Funerária de São Paulo