A FUNERÁRIA CREMATÓRIO VILA ALPINA é considerado um dos maiores da América Latina, localizado no Jardim Avelino na zona leste de São Paulo.
A FUNERÁRIA CREMATÓRIO VILA ALPINA é muito movimentado durante todo ano, é o primeiro crematório do Brasil, um dos mais importantes.
Estima-se que são realizadas 25 cerimônias por dia.
O crematório denominado Dr. Jayme Augusto Lopes é administrado pela Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Em sua estrutura existem 3 câmaras frias para conservação de corpos, 2 fornos crematórios e está instalado em uma área de 138.700 m2 e ainda conta com um amplo estacionamento.
É importante salientar que não existem salas para velórios, os velórios são realizados em cemitérios próximos, como o cemitério da Quarta Parada e o FUNERÁRIA CREMATÓRIO VILA ALPINA.
Na FUNERÁRIA CREMATÓRIO VILA ALPINA as últimas homenagens são realizadas na sala ecumênica e duram cerca de 10 a 15 minutos de acordo com as homenagens prestadas pelas famílias.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo ao longo dos anos a procura pela cremação tem aumentado consideravelmente. Desde março de 2016 o crematório da Vila Alpina funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana. Vale lembrar que além da cremação de corpos é realizado também a cremação de despojos resultantes de exumações.
Como são realizadas as Cerimônias de Cremação?
Após o velório do ente querido, o serviço funerário faz o transporte do corpo até o Crematório da Vila Alpina. Familiares e amigos aguardam até o momento de se dirigirem à sala ecumênica. O corpo, ao ser disposto no ascensor nos pavimentos inferiores, é elevado para esta sala, na qual os familiares podem realizar uma cerimônia de despedida.
Após a cerimônia a urna é descida novamente ao pavimento inferior do prédio, onde se localizam as câmara frias e os fornos crematórios. É importante informar que deve-se aguardar o prazo de 24 horas antes de ser efetuada cremação, neste período a família ou a polícia podem requisitar o corpo de volta caso a morte seja de causa violenta, e ainda existem fatores religiosos que também envolvem este procedimento, dependendo da religião pede-se que aguardem esse tempo antes da cremação.
Após realizada a cremação em aproximadamente 10 dias o familiares podem retirar as cinzas no próprio crematório.
Veja aqui como comprar urnas para cinzas
1 - Uma cópia simples da certidão de óbito;
2 - Dados da exumação (esses dados são fornecidos pelo cemitério);
3 - A autorização de cremação assinada por um parente de primeiro grau, na ordem sucessória (cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos maiores de 18 anos) com 2 (duas) testemunhas ou a presença de um descendente direto (pai, mãe, cônjuge ou filhos).
Fonte: Site Prefeitura de São Paulo
Acesso pela Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.
Para saber como chegar no Crematório Vila Alpina clique neste link e digite o seu endereço.
A Funeral Santana oferece Serviço Funerário Completo mais Cremação com Cerimônia por R$ 5.800 parcelado no cartão. Dúvidas, ligue: (11) 3090-3980.
A cremação é feita através do processo de incineração de forma rápida e higiênica o corpo do falecido. Esse processo é considerado o mais benéfico ao meio ambiente pois contribui com a redução da necessidade de ampliação de novos cemitérios.
Nome oficial do crematório Vila Alpina que foi o primeiro crematório do Brasil.
Alguns nomes como Manuel de Nóbrega, Raul Cortez, Paulo Autran, John Herbert, o humorista Canarinho, Antônio Abujamra foram cremados no crematório da Vila Alpina.